Tratado sobre o CEFET

Antes de mais nada gostaria de deixar bem claro que eu sou um metido à besta que passou no CEFET e quer se gabar de todas as formas. Se você está aqui e ainda não quer ler um post assim, utilize um revólver e dê um fim nessa deplorável condição que você chama de vida. Pode chamar de metido, tônemaí…

Nessa época do ano começam as inscrições para todos os CEFET’s do Brasil (e também para os IFET’s, que nada mais são que CEFET’s com um nome homossexualizados), e começa também o desespero de muita gente para estudar que nem louco para tentar entrar nesse mito que é o cefet . E logo após falhar miseravelmente, voltando para casa chorando igual um bebê sem seu precioso leitinho noturno (sem trocadilhos).

Levando em conta esse fato, resolvi usar desse meio de comunicação internético para ajudar os aflitos e alertá-los sobre o grande dilema que é fazer CEFET..

Pra começar, digo que eu não sou um aluno do CEFET comum, porque eu entrei justamente durante a abertura do colégio, daí não passei por trote, por olhares desconfiados, e nem tive de me esgueirar pelos corredores para não apanhar. Porém, é isso que me qualifica mais que você para escrever algo desse tipo, porque eu participei de muitas das criações que a gente só conhece quando esquece que tem a mãe pra chorar na barra da saia.

Bom, acho que eu enrolei demais. Chega de egocentrismo e vamos começar de uma vez.

Penetrando

Estudar no CEFET é uma dádiva que poucos recebem. Ou é um castigo que poucos merecem. Seja o que for não é qualquer um que entra lá. Para entrar lá, antes você precisa enfrentar 1 mol de outros idiotas que querem a mesma coisa que você: passar no CEFET.

Para que os diretores não tenham nenhum idiota chorão no pé deles dizendo que o método que ele usou foi desleal, usa-se o processo seletivo. O processo seletivo nada mais é do que uma prova feita com o único intuito de ferrar com a sua vida, colocando perguntas cabulosas e de utilidade prática duvidosa, vide Isaac Newton e seu incrível binômio. Lógico que, com o mínimo de inteligência você consegue passar nessa prova. Digo mínimo porque tem pessoas por aqui que eu simplesmente não sei como passaram, inclusive eu. Me incluo no meio dessas pessoas (por favor, sem trocadilhos também…) pelo simples fato de eu ter passado em terceiro lugar na seleção, não me pergunte como.

Penetrado

Ora, você é uma pessoadigna de nota! se você conseguiu chegar aqui, você tem o adorável título de CDF, mesmo que você seja um completo vagabundo, e que fique 90% do seu dia jogando PW, você será um CDF pelo simples fato de estudar no CEFET.

Mas, fama à parte, entrar no CEFET não é algo muito… Digamos “legal”, porque existe uma prática conhecida pela alcunha de “trote”, que nada mais é que, segundo a desciclopédia, “a forma mais branda de tortura utilizada na escola“. Isso para os veteranos, para calouros trote nada mais é que a morte vestida de aluno malvado…

Caso o aluno sobreviva ao trote, ele terá de adaptar-se a uma dura rotina de mais de 700 exercícios por ano só pra casa, mais de 400 mil xerox pra tirar e 720 aulas à tarde por semana. E no final ainda ter que arranjar tempo pra sair, pegar alguém e jogar PW. E depois diz que aluno do CEFET não sofre…

Mas a verdade é que isso tudo que eu disse aí nesse último parágrafo é o que a gente devia fazer… A real é que ninguém faz nada nesse antro de gente idiota. Quando por um milagre alguém se reúne para fazer algum trabalho, o troço rende 5 vezes menos. Coisa que a gente pode fazer em 1 hora, normalmente leva a tarde toda, com leves intervalos para zoar alguém, tocar levemente o glúteo de alguém com qualquer coisa pontuda, tentar entrar no PW, tentar zoar alguém no msn alheio, entre outras coisas.

Também na escola, num dos comuns momentos à tarde onde nos reunimos forçadamente, geralmente gostamos de praticar práticas – AHÁ! taí uma coisa que você não sabia – ilícitas, como jogar bola (quando na verdade deveríamos estar numa aula qualquer), conversar na cantina, gritar como um doido:

ou ainda pular lixeiras:

Mas é fato que de lá você irá conhecer as pessoa mais inusitadas da sua vida. Por exemplo: se você entrar no CEFET de Porto Seguro você conhecer-me-á =D!  E talvez fará as melhores coisas que vc já fez na sua vida (como eu fiz esse blog), além de fazer coisas que você nunca imaginou fazer na sua vida, como fazer a prova da olimpíada de física com os resultados de um dadinho. Emfim, CEFET é um lugar onde experimentar é o negócio…

Saída

Já te disseram que adentrar no CEFET é fácil, difícil é sair com vida e formado? Pois bem, essa pessoa é a pessoa mais sensata do mundo. Eu, mesmo depois desse narcisismo e egocentrismo todo ainda não tenho total certeza se eu vou sair do CEFET sem nenhum arranhão, sequela física ou mental, ou ainda minha sanidade preservada.

Tudo porque existem professores sádicos e cruéis que acha que a gente não faz mais nada da vida a não ser estudar, e estudar apenas a matéria deles! Não digo que a primeira não seja uma proposição válida, mas a segunda não o é. E, apenas com o intuito de descontar o que outro professor sádico e cruel fez como eles, eles apenas querem encher seus aluninhos com conteúdo embasado no vestibular e de utilidade prático duvidosa…

Ecomo somos pessoas tãoboazinhas, que sempre fazem tudo que o professor manda, nós quase nunca sabemos realmente pra que realmente estamos estudando aquilo que nosso mestre nos leciona. Então, chegada a tão sonhada hora do exame o que fazer? De duas uma, ou consultar o colega da frente ou aprender orações em todas as religiões possíveis…

____________________________________________________________

Enfim, para concluir, a escolha é  sua, eu já te alertei sobre todos os perigos de se estudar no CEFET, mas se você quiser continuar com essa idéia estúpida probleméseu, eu te avisei. Caso seja retardado, tenha algum tipo de problema mental, ou deficiência intelectual, você se inscreve aquió, seu retardado.

E que Nimb role bons dados para você!

(você vai precisar…)

24 comentários sobre “Tratado sobre o CEFET

      • Existe uma coisa chamada “manual do candidato” e outra chamada “larga de ser preguiçoso e pesquisa no site do cefet”. Talvez se você usasse as duas muito provavelmente você acharia coisas do seu interesse.
        Como você talvez não tenha percebido, esse é um blog de humor, não temos vontade nenhuma de que você entre no cefet, muito menos de postar coisas do interesse de alguém, com excessão do nosso. Portanto, caso não gostou do post, conte para a sua mãe.

        Curtir

  1. Eita, gostei hein kpkaspasaspaks.
    – mas, a minha opinião ainda não mudou. Farei a prova agora em Outubro :D
    (boa sorte pra mim gente, haha .

    Curtir

  2. geralmente os trotes são aplicados tão sadicamente
    pelos alunos apenas com a intenção de descontar raiva
    de professores e traumas do trote que levaram
    hey jr tbm tô na UTFPR…
    curso tecnico integrado é o q mais sofre

    Curtir

  3. ifba é mara!!!!!!!!!!!!!
    ifba é um lobo em pele de cordeiro querendo comer a vovozinha que está dentro da casa dos três porquinhos!!
    rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsr

    Curtir

  4. a QUESTAO É.. eu nao sei por qual motivo ou razão, vc escreveu essa merda que vc chama de blog, o problema é q eu perdi 5 minutos da minha vida lendo esse troço, agora eu te digo uma coisa, eu estou me dando o luxo de escrever esse comentário, pra te dizer uma coisa. OH OTÁRIO, ACORDA PRA VIDA, nem tudo se baseia em estudo ou cefet, o negócio é que vc não sabe a diferença entre ser ou querer ser, vcs (pessoas que querem ou estão no cefet) deviam parar e pensar, que vcs só estão perdendo seu tempo com esse curso, vcs deviam estudar em escolas normais, e estudar pra entrar em uma faculdade, e ter stresse que vc têm com a faculdade e não com o cefet.
    SIGNIFICADO DE CEFET—–> estresse antes da hora..

    Curtir

    • Você, Rafaela, deve ser mais uma desaprovada pela seleção. Aonde você estuda mesmo?
      O Cefet (agora IF) é Federal. Conseguir a vaga nesta instituição não é coisa fácil, como parece no post.
      Aliás, um post bem humorado e que mostra sim, algumas realidades do IF. Porém, a época que o autor do texto adentrou no IF era uma época de adaptação do Campus (não da Instituição viu colega ? Pelo menos o campus de Goiânia tem mais de 100 anos!) e era pelo visto mais fácil de entrar. O texto pode até desmotivar algumas pessoas, mas pessoas que não tem tanto interesse assim. Li ele antes de começar a estudar para fazer a prova, mas não me desmotivou. E passei!
      E repito, não é fácil.
      O IF não é um “colégio comum” mesmo não, forma profissionais e mais uma vez, é FEDERAL, desde quando se houve falar que federal é comum? universidade, instituto, todos têm trotes, todos são a mesma coisa.
      Que graça teria um colégio em tempo integral sem um pouco de loucura? Sem pular lixeiras, andar de skate nos corredores e, assustar o pessoal que vai visitar lá por que querem fazer a prova?
      Estressa sim, claro! O que nos prepara ainda mais para uma faculdade!
      Aliás, que tal olhar a nota dos IF’s no Enem e vestibulares?
      Vai lá também autor do post! Vê como são realmente “CDF’s ” as pessoas do Cefet! Se não eram, se tornaram lá, foram obrigadas.
      Está acima de muitos colégios particulares
      E nós, alunos do IF (que passamos por um processo concorrido,claro!) devemos sim nos orgulhar e encher o peito pra falar que somos alunos federais.
      Sem mais, boa sorte aos futuros vestibulandinhos do IF.
      Não desanimem só por causa disso não. Vai ver a avaliação da educação.
      Beijinhos.L

      Curtir

  5. quase tudo que você diz é verdade, só esqueceu de cita que as vezes você cai do pedestal quando entra la se sentindo o inteligente, mas logo depois você se acostuma com o ritmo. e tem um certo ditado que diz o seguinte ” Cefet seis anos”

    Curtir

Digaê

