Frio na bahia

Eu moro na bahia. Tomo água de coco, vou à praia, deito em redes,  sei a letra do rebolation todinha (na verdade esse último qualquer pessoa com o número de neurônios superior a 0,5 também sabe, mas….) e ouço axé o verão inteiro, mesmo que involuntariamente.

Acontece que uma das coisas que se subentende em ser bahiano e morar na bahia é que você nunca vai sentir frio na sua vida. Pelo menos não enquanto você morar na bahia. Toda vez que algum comercial ligado à bahia passa na Tv, é sempre com alguém tomando água de coco, com aquele sol de meio dia batendo na testa e fazendo a careca de algum capoeitista brilhar. Então subsentende-se que na bahia se tem sol o ano inteiro.

Mas esse ano acho que São Pedro se esqueceu de dar uma lida na cartilha de comando de clima e resolveu que esse ano faria frio por aqui. Se esqueceu que com isso ele tiraria a validade de todos os comerciais de tv, todas as propagandas de cerveja com, a Ivete Sangalo/Clllaudddia LLeittte(nunca sei qual a consoante que se repete), tudo aquilo que as pessoas pensam sobre o meu estado. Palmas calorosas para ele sarcasmomodeoff.

Não digo que é frio assim de nevar, mas é algo fora de série. Porra, eu sou baiano, eu não sei sentir frio, eu posso aguentar uma tarde inteira numa sauna (sauna heterossexual repleta de supermodelos suecas antes que digam alguma coisa) mas é torturante qualquer temperatura baixa. Eu tenho casaco simplesmente pra me proteger da chuva, não me esquentar. Eu durmo de cueca quando tá no inverno. Eu não nasci pra isso.

No primeiro dia de frio (comparado aos padrões locais) ,uma dessas madrugadas por aí, o ar tava condensando quando saía da nossa boca (nome chique pra sair fumacinha). O que não nos impediu de, enquanto estávamos atravessando a balsa (lugar que ventava pra caramba, jogando a sensação térmica lá embaixo), nos desafiarmos mutuamente (eu e meus amigos) a tirar a camisa e só colocar quando a travessia terminasse (que durou uns 10 minutos, por sinal os mais longos que eu consigo me recordar). Coisa de menino idiota e feliz. E macho.

Outro dia estava frio a tarde toda e meu irmão tinha me feito o favor de deixar meus dois casacos de moleton na casa da minha vó, isso porque ele tinha o dele e ficou com preguiça de tirar da mochila. Pra melhorar a situação eu tava de bermuda no dia, visto que meio dia parecia que seria um dia quente. Acho que foi o dia que eu mais fiquei no laboratório onde eu estagio, que parecia ser o unico lugar quente no mundo inteiro. Aí, na hora de sair, fui correndo para casa com medo de começar a nevar e eu morrer de hipotermia como um pinguim imperador desgarrado do bando. Eis que quando eu chego em casa, minhas vizinhas me chamam para brincar na casa de outra vizinha. Normalmente eu recusaria no ato e iria jogar pw, mas dessa vez eu tinha interesses especiais, interesses estes que eu contarei futuramente. Então eu fui, mas ainda de camiseta e de bermuda. Na metade do caminho o frio já tava incomodando, o nariz estava formigando e a orelha com cristais de gelo formados, então peguei o meião de futebol que eu tava usando (dobrado pra esquentar o pé) e levantei ele até a canela pra continuar. Tava parecendo o Quico do Chaves.

só pra constar, segundo o grande oráculo que tudo vê e tudo sabe, ainda vai esfriar mais. Se na madrugada que tava marcando 12 graus eu tava quase me matando pra ir mais cedo pro inferno, imagina se baixar mais…

Enfim, gostaria de deixar aqui meu sincero manifesto a São Pedro que está alterando a ordem natural das coisas. Caso essa situação não mude nos próximos dias, acionarei o Procon divino e colocarei um processo no DTJ (divino tribunal de justiça), passar bem.

E que Nimb role bons (e quentes) dados para você

3 comentários sobre “Frio na bahia

  1. Pingback: Fast Jokers – não sei qual edition « Class Jokers

  2. Pingback: Baianus congeladus « Class Jokers

Digaê

