Top 8 FAQs que vão te ajudar com computadores

Nos últimos tempos, tem me batido uma aura tecnológica, que tem me incentivado a interessar-me por tudo relacionado a computadores, eletrônicos e tal. Normal, aliás, pra um nerd, não ter se interessado tanto por tecnologia até agora, chega a ser estranho.

Não sei se é influência do The Big Bang Theory, junto com o assunto vestibulares, em que tenho pensado bastante sobre os cursos que farei no fim do ano e me interessado – leia-se quase apaixonado – por coisas relacionadas à informática, mas o fato é que, mesmo por agora a tecnologia estando “em alta” na minha vida, eu sempre tive esse apreço por artefatos com LEDs, botões, teclas, telas, informações nessas telas, processadores de informações and stuff.

Não, eu não to falando de microondas.

Influência externa ou não, sempre gostei desses trecos, me interessei mais ainda quando entrei pro IFBA, e mais ainda com essa metamorfose nerd que tenho passado de alguns anos pra cá. Só que agora é que vim dar a “atenção” à coisa, largar o Mundo Perfeito de Pan Gu de lado um pouco, e me interessar por algo realmente útil. Ou inútil, sei lá.

Outro fator que contribuiu bastante foi o fato de eu começar meu estágio. Por ser algo também na área de TI, aprendi a lidar com o ambiente de trabalho, aprendi várias coisas de informática e, o mais difícil, aprendi a lidar com a pior classe existente na terra, o pior tipo de ser humano, o inquisidor dos técnicos de informática, a kriptonita informacional: o usuário.

E pensando nessa amigável figura que sempre nos traz momentos mágicos no relacionamento mais querido do campo da informática, selecionei pra você, usuário querido, tão querido a mim quanto um árabe utilizando trajes de sua terra local no meio da Times Square, algumas perguntas comuns sobre computadores, coisas que você provavelmente domina tanto quanto supernovas, para que você não tenha que chamar um técnico a cada vez que sua carroça trava pelo fato de você ter aberto 635536 janelas – o número de linhas do Excel – melhorando assim seu relacionamento com o pobre coitado assalariado, plebeu e mal-humoradamente prestativo, cara da informática.

Prossigamos então com nosso manual de como proceder com computadores com altos índices de estrogênio.

#1: Meu Monitor de tubo pifou. Aparecem cores em tons de rosa do lado, o que devo fazer?
Descrição técnica do problema: Há uma alteração no espectro de cores do monitor, causada provavelmente pela exposição a raios Gama, Urânio, Césio, ou Mercúrio, o que fez do seu monitor uma pequena Chernobyl bem à sua frente, prestes a explodir deixando apenas lembranças do que era sua casa, gerando a necessidade de se isolar a área num raio de 30km ao redor do monitor, espalhando partículas contaminadas em outros continentes.

Solução 1: Corra, antes que ele exploda e um vento de 700km atinja seu corpo, destruindo-o de dentro pra fora;
Solução 2: Arranje um traje anti-radiação, com revestimento externo de de chumbo, adamântium e do mesmo material das barras de controle das usinas nucleares;
Solução 3: Afaste as caixas de som do monitor.

#2: Meu mouse não se mexe, o que aconteceu?
Descrição técnica do problema: O dispositivo entrou em estado de choque. Provavelmente um trauma emocional recente derivado de agressões físicas por falhas no funcionamento ou acidente de trabalho. Alguns sintomas adicionais podem surgir como um led vermelho aceso constantemente na parte inferior do mouse, indicando a gravidade da situação. Caso você passe o dedo por cima desta luz, ela tornar-se-á mais forte, indicando possíveis sensações de “dor” no dispositivo.

Solução 1: Leve-o ao hospital mais próximo e procure por atendimento médico especializado;
Solução 2: Como medida de primeiros socorros, amarre ataduras na superfície avermelhada e imobilize as duas partes frontais produtoras de sons agudos, conhecidos como “cliques”, evitando o gasto desnecessário de energia.
Solução 3: Desconecte e reconecte o troço.

#3: Minhas caixas de som não funcionam ou apresentam ruidos estranhos, o que há de errado?
Descrição técnica do problema:
Entidades do além. Alguma caixa de som, no passado, ocupava a mesma posição que esta nova. Porém, devido uma maldição, a tão famosa maldição eletromagnética, lhe foi imposta e seu espírito não pode descansar em paz desde então. Seja cuidadoso com este espírito, ele não é agressivo, mas pode trazer problemas auditivos ou o não funcionamento da caixa de som.

Solução 1: Exorcise a caixa de som, contactando a Constantine Inc.;
Solução 2: Sacrifique esta presente caixa de som e enterre-a no centro do cemitério de sua cidade, à meia noite num dia de lua cheia. Não esqueça de levar alho e água benta. Podem haver vampiros lá.
Solução 3: Desplugue e replugue a caixa de som. Reinstale o driver de áudio.

#4: Meu computador desliga sozinho, devo comprar outro logo?
Descrição técnica do problema: Provavelmente sim, mas há outras soluções possíveis. Seu computador sofre de estresse em excesso. O fato de você passar 27 horas por dia nele jogando Colheita Feliz e postando asneiras no mural dos outros ao invés de simplesmente mandar mensagens, o deixa estressado, fazendo com que algumas vezes ele atinja seu limite de processamento. Se aparecer uma tela azul antes do desligamento, significa que ele está se demitindo e indo passar férias nas praias de Cumuruxatiba por 2 anos.

Solução 1: Sim, compre outro;
Solução 2: Deixe-o ter um tempo de descanso. Abra tampa do gabinete, posicione uma caixa de som tocando Kenny G à placa-mãe, para proporcionar relaxamento do computador;
Solução 3: Verifique sua rede elétrica. Verifique o status do pagamento de sua conta de energia. Verifique se não há algum furacão fazendo os cabos de alta tensão moverem-se e, por consequência, a energia cair/oscilar.

#5: Meu computador não liga, o que faço?
Descrição técnica do problema: Infelizmente, caro usuário, temos más notícias. Sim, seu computador morreu. Provavelmente ele deve ter passado pelo estágio #4 antes que isso ocorresse. Desembolse algum recurso financeiro para prover o funeral adequado, ou seu espírito vagará como o do exemplo da caixa de som acima, abrangendo não só o aparelho reprodutor de audio, mas todo o novo substituto. Ah, sim, compre outro.

Solução 1: Compre outro;
Solução 2: Faça respiração boca-a-monitor, utilize um desfiblilador na região do processador, abaixo do cooler, para tentar reanimá-lo. Chame assistência médica;
Solução 3: Verifique se ele está plugado na tomada. (83,5% de chance de esta ser a solução correta)

#6: Teclado digita caracteres estranhos no lugar das teclas normais, o que é isso?
Descrição técnica do problema: O problema está na sua cabeça. Tem certeza de que está digitando as teclas corretas? Não estás confundindo o cifrão com underline? Não acha mesmo que de uma hora pra outra, por um erro de envio/recebimento de dados do teclado ele pararia de funcionar do nada, não é?

Solução 1: Vá a um psicanalista verificar quaisquer alterações comportamentais. Não do computador, suas claro.
Solução 2: Fique longe de cartas de baralho e não permita que ninguém corte as laterais de sua boca, ou então você terá que enfrentar o Batman e parar no Arkham, padecendo até pensar em outro plano.
Solução 3: Espere um tempo. Não se sabe quanto, mas ele vai voltar a funcionar.

#7: O microfone não capta som nenhum, como proceder?
Descrição técnica do problema: Ele, assim como seu avô e sua avó, sofre de problemas auditivos. Provavelmente, o uso prolongado em conversas no TeamSpeak jogando Tibia ou no msn falando com seu namorado na Coréia do Sul com volumes acima de 326dB (taxa considerada para vozes femininas), juntamente com os compostos salivares expelidos pelo usuário durante a conversação, acarretaram no entupimento das vias de captação do dispositivo.

Solução 1: Tente falar o mais alto que conseguir nele. Assim, você forçará a captação de som pela emissão de fortes ondas mecânicas projetadas pelas cordas vocais, vulgo “Berrar”, trazendo os resultados desejados;
Solução 2: Há uma captação secundária, projetada pelos fabricantes na parte traseira do gabinete, objeto este similar a um ventilador, cuja função é levar o som da voz para dentro, transformando-o em informação e permitindo a conversação.
Solução 2: Experimente checar as configurações do microfone. Certifique-se de que o botão “mute” não está marcado.

#8: Minha impressora não imprime/imprime com umas falhas, é algo sério?
Descrição técnica do problema: Provavelmente problema de criação. Sua impressora, enquanto criança foi mimada, arredia, não obedecia os pais pois os mesmos não lhe impuseram disciplina e não lhe ensinaram que deve-se fazer o que um superior manda. Ou seja, por malcriação, ela decide não acatar a certas ordens, dentre elas o comando Ctrl+P. Com medo de ser substituída, porém, ela, em alguns casos, imprime de forma medíocre para atestar sua falsa superioridade local.

Solução 1: Tente ameaçá-la aplicando castigos quando ela não responder e aplicando pequenos corretivos clássicos palmatórios;
Solução 2: Chame a Supernanny;
Solução 3: Tente recarregar o cartucho. É bom, as vezes.

Após estas dicas, você usuário, com certeza estará apto a realizar a manutenção do seu computador, sem a necessidade do gasto de recursos financeiros na contratação de um técnico que não te ajudará tanto. Afinal, quem precisa dele, não é?

Digaê

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s