Eu assisto globo

Ultimamente tenho me espantado com o facebook e as inúmeras declarações de “Desligue sua Globo!“, “Eu não assito Globo!“, “Não vejo TV, só acesso a internet!” que tenho visto, mas o que mais me espanta é o fato de que isso vem com a conotação de “Sou inteligente!“. Besteira pura.

Junto com isso, vem a acusação de manipulação de informações, de alienação da população, de programação completamente ruim e etc… Ok, de certo modo isso não é errado, mas a saída para escapar disso é implesmente desligar a tv para sempre e viver na web-hipster way of life?

A resposta é: não.

Pra início de conversa: TODA notícia é manipulada. A mesma queda de 2% no desemprego em relação a setembro do ano passado registrada pela Folha de São Paulo pode ser um aumento de 3% em relação ao mês anterior registrado pel’O Globo, e ainda podem ser os X milhões de desempregados atualmente no país que o Estadão traz como matéria de capa. Jornalismo não é simplesmente mostrar a noticia, mas mostrar ela da maneira como o jornalista vê, aceitem isso de uma vez pseudo-alternativos.

Mas já que toda notícia é manipulada, então eu não devo saber de nada no mundo? Não caralho.

Não é porque as noticias são manipuladas que você deve se desligar do mundo. Você tem que ter um negócio chamado “Pensamento crítico“. E “Pensamento crítico” não quer dizer “Ser contra o sistema“, “Desligar a tv e viver de internet” ou “Pensar diferente pra ser diferente, e ser diferente pra ser notado“, é simplesmente se alimentar da informação e realmente procurar o que ela quer dizer. Pensamento crítico é assistir o Jornal Nacional, mas também assistir o Jornal da Band, depois ligar o computador e acessar o portal MSN, o site do UOL e ver o que realmente tão querendo dizer com aquela noticia, se posicionar, debater, etc…

Terminando de dizer isso aí acima, é comum ver gente dizendo que a programação da TV é lixo, que não tem nada que preste, nada educativo, etc… Isso é verdade? Não.

O grande lance é que muitos desses pseudo-hispsters são uma camabda de preguiçosos que só usam a  palavra “inteligência” ou “educação” pra engordar seus discursos marxistas, ou seja, adeptos do sofativismo. Pelo visto disseram isso depois de ligar a tv no horário nobre da Globo, e acharam que aquilo representa a tv brasileira como um todo.

A TV aberta brasileira tem muita programação de qualidade, basta saber quando e aonde ligar. Outro dia, na madruga sem sono, achei passando na TV Paraná (que depois eu vi a reprise na TV Escola) um documentário sobre a cultura do hip-hop na África do Sul; convenhamos, até na net é dificil encontrar alguma coisa sobre esse tema, mas tava lá. A TV Escola e a TV Futura tão repletos de programas de muitíssima qualidade e com um nivel absurdo de informações. Até mesmo a Globo mesmo tem excelentes programas (como o finado “Globo Mar”, o “Globo Universidade”, e até o épico “A Grande Família”), é só saber onde procurar.

Mas, como parece que a geração contestadora tá muito mais preocupada em se sentir inteligente do que o ser de fato, temos uma imensa aproximação do homo sapiens com a família dos equinos.

E por último, mas não menos importante, os porifero-hipsters adoram dizer que a TV aberta aliena a população. Aliena? Sim, mas e daí?

Você, do alto da sua influência mundial, não vai mudar o mundo criando um evento, postando uma foto, ou publicando algo no facebook, TT’s não vao acabar com a corrupção, com desmatamento ou nada do tipo. Um pedreiro que trabalha 13 horas por dia, chega em casa e liga na novela não tá nem aí se aquilo aliena ele, ele só quer relaxar e dormir pro outro dia. Ele não vai desligar a TV dele simplesmente porque você acha que isso é melhor pra ele. Tenha um pouco de consciência, por favor.

Por isso eu gosto de dizer: “Assisto Globo sim, mas também assisto Band, Record, TV Escola, Futura, tenho facebook, acesso blogs de tirinhas, acesso o UOL, acesso o portal MSN, mas principalmente: Eu penso

2 comentários sobre “Eu assisto globo

Digaê

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s