Todo mundo tem uma história para contar

Confesso que saí do ensino médio achando que eu seria um caso especial. Síndrome de baiano, eu sei, afinal, baiano não nasce, estréia.  Isso também foi motivado por alguma força maior, algo inserido no ventre da nossa sociedade, que é sintetizado por esse vídeo:

Engano leviano esse meu.

Com a mudança de alguns vestibulares (incluindo aquele que tornou meus planos realidade) para o enem, o brasil parece realmente caminhar para a democracia (ênfase no parece, meu objetivo aqui não é uma discussão sociológica). Terror daqueles que defendem o regionalismo, alegria daqueles que moram longe de toda e qualquer instituição de ensino superior.

Acontece que eu não era o único que vinha dessa realidade. Um punhado de loucos também quis sair da barra da saia materna e se aventurar num lugar desconhecido e possivelmente hostil. Óbvio que, como a miséria leva à amizade ferrenha (e pelo fato de todo mundo, menos a gente, voltar pra casa no fim de semana), esses indivíduos se tornarem meus primeiros amigos aqui.

Acontece que, durante nossas conversas na mesa do RU, nas lanchonetes, bares, festas e aqui em casa, percebi que a única coisa que a gente tinha em comum era o fato de nós termos escolhido a mesma faculdade, que de todo o resto nós éramos completamente diferentes, com histórias de vida, opiniões, gostos totalmente distintos.

Mas pensando bem, como eu poderia pensar que um capixaba, um paranaense, dois sul-mato-grossenses e um baiano poderiam ser, de algum modo, parecidos? Como pensar que pessoas que tem a capacidade de jogar tudo pro alto, sair da sua zona de conforto, para perseguir um sonho poderiam ser todos iguais?

Mas isso (como quase tudo o que eu tenho vivenciado ultimamente) me rendeu uma boa lição: “Todo mundo tem uma história pra contar e a sua não é mais interessante que a de ninguém”. Sim, um tapa na cara da sociedade, você provavelmente é interessante, mas não mais que ninguém.

Então, Pare de perder a vida procurando ser especial, encontrar a felicidade e simplesmente aproveite a porra da sua vida.

E que Nimb role bons dados para vocês!

Digaê

