O que eu aprendi escutando Eminem

Não sei até onde todos sabem, mas eu gosto muito de Eminem, desde que eu tinha meus sei-lá-quantos-mas-eram-poucos anos. Recentemente ele lançou seu oitavo álbum de estúdio, álbum esse que me fez voltar a escutá-lo com mais propriedade e afinco, tal qual eu fazia nas tardes daqueles longínquos tempos de adolescência jogando PW e falando besteira no, agora finado, MSN Messenger. Naquele tempo, as músicas eram só diversão, só pra ficar sentado na cadeira fingindo que eu estava cantando para um estádio cheio, mas mal sabia eu que elas me ensinariam uma valorosa lição.

a.aaa-Eminem-Is-that-you

Ninguém nunca levou à sério o meu gosto musical, muitos até me recriminaram, pra maioria das pessoas era uma simples modinha de adolescente desmiolado que eu era (antes que alguém levante a voz para falar, agora sou um jovem adulto desmiolado). Talvez na época isso fosse verdade, mas a imensa falta do que fazer que assolava minha vida na época fez com que esse cenário fosse gradativamente alterado.

Eu sabia um pouco de inglês, proveniente das aulas que eu tive na escola, porém não era nada que me desse fluência alguma. O que ocorreu foi que acompanhar as músicas com a letra no monitor, ouvir a música 3 vezes seguidas (uma vez com a letra na tela, a seguinte com a tradução e a última com a letra para fixar) e por fim tentar cantá-la, aumentaram exponencialmente meus conhecimentos e minha fluência em inglês (não que eu saiba alguma coisa ou seja fluente, mas vocês entenderam), tudo isso sem 1 minuto de CCAA, Wizard ou qualquer outra dessas escolas caça-níqueis.

Passou o tempo e eu me vi em época de vestibular, sendo pobre e não tendo apoio para focar meus estudos. Novamente, fiz a mesma coisa que citei anteriormente: sentei e comecei a ler, comecei a estudar por conta própria e tomar a iniciativa pra ditar o rumo que minha vida seguiria a partir dali.

Chegando na faculdade, outro baque. Depois de anos no ensino médio estudando disciplinas soltas que não faziam sentido algum, estudando disciplinas fora da minha área ade interesse apenas com a esperança de adentrar na faculdade e conseguir estudar apenas coisas que me interessassem, descubro que é totalmente o contrário, que o sistema educacional até então vivenciado por mim é mais parecido do que diferente.

Porém, num evento que contava com a presença de professores, ex-alunos e alunos do departamento, questionei a falta de interdisciplinaridade do sistema de educação vigente, falando que as disciplinas modulares, sem muita ligação com a vida real são desestimulantes, estressantes e desnecessárias. Porém, diferentemente do que eu pensava, não houve concordância massiva das pessoas ao redor, mas um comentário de um ex-aluno da USP me fez repensar toda a minha opinião sobre a universidade, ele basicamente disse que “Você é o responsável pela interdisciplinaridade das disciplinas, afinal, um professor da matemática não sabe como aplicar cálculo para a engenharia de computação, é seu dever aprender como fazer isso”.

eminem-stahp-lady-gaga-394526

Nesse momento, eu comecei a perceber que minhas reclamações iam contra as minhas ações. Percebi que a minha vida toda eu havia tomado a iniciativa para promover a mudança e a melhoria e agora exigia que os outros fizessem isso por mim. Não, somos todos agentes ativos de nossas vidas, nós promovemos a mudança nela. Se eu não tivesse sentado pra ler as letras do Eminem, eu teria um conhecimento ínfimo de inglês, se eu não tivesse sentado sozinho e estudado pro vestibular, eu nunca passaria em uma universidade, foi quando finalmente percebi que os professores só auxiliam você na construção do seu conhecimento, mas que você, no fim das contas, aprende por si só.

auto-eminem-347959

Foi então que eu percebi que as prisões que enxergamos em nossas vidas foram erguidas por nós mesmo.

E que Nimb role bons dados para vocês!

Um comentário sobre “O que eu aprendi escutando Eminem

Digaê

