Peculiaridades universitárias #1 – samba canção

Vejam bem, durante esse tempo que eu não postei nada eu não fiquei sem escrever. Eu tentei, e muito. Mas o muito que eu tentei não me satisfez. Quase tudo soava como um devaneio alcoólico de alguém confuso. Talvez fosse (talvez não). A questão é que eu me preocupava mais em externar o que eu pensava do que simplesmente lançar o meu olhar sobre coisas que não são da realidade geral.

Ainda pensando nisso (ainda não tinha terminado de cagar), percebi que, no meu período de adaptação aqui, o baque veio muito forte e tudo se naturalizou mais rápido ainda. Era muita coisa acontecendo pra eu conseguir digerir e exprimir uma visão bacana sobre isso. Depois do baque inicial, tudo já parecia muito normal e trivial para ser descrito aqui. Tudo o que as pessoas de fora achariam extremamente insólito, pra mim parecia tão natural quanto descrever o som do despertador.

Sendo assim, gostaria de começar essa sessão falando da minha melhor compra durante meu período universitário: minha cueca samba-canção.

e pra quem não sabe, esse não sou eu

Pra quem não sabe, essa é uma samba-canção

Em São Carlos, a samba-canção é um dos 3 pilares da indumentária universitária (os outros dois são camisetas do tusca, nas devidas cores, e camisetas do curso). Enquanto em outros lugares ela está restrita aos tiozões de bigode, aos sábados e à reclusão dos quartos, em um ambiente universitário ela é onipresente.

Um fato interessante de citar antes de começarmos a falar da minha relação pessoal com a minha smaba-canção, é interessante citar que tudo por essas bandas tenha um artigo personalizado, de canecas a chaveiros. Chega um momento no qual você percebe que tem mais camisetas personalizadas do seu curso do que camisetas normais. É quando você percebe que não mora mais em casa mesmo.

Finalmente chegando na minha samba-canção, vemos minha pessoa querendo fazer algo especial para um festival universitário. Já havia visto alguns outros cursos fazendo e achei a idéia bem bacana, decidi por fazer uma samba-canção para o curso. Mal sabia eu que seria minha melhor compra no período universitário.

O interessante de se comprar uma samba-canção por aqui, além do conforto, é que as pessoas usam-na em todas as ocasiões possíveis. Usam pra ficar em casa, usam pra atender a porta, usam pra ir no mercado, usam pra ir em festa, até assistir aula eu já vi nego indo. Quem duvida, tenho fotos:

 

Durante a arrumação de uma festa

Durante a arrumação de uma festa

Numa festa propriamente dita

Numa festa propriamente dita

Apresentando o departamento pros bixos

Apresentando o departamento pros bixos

Fora tantas situações cotidianas que eu não registro por ser um avesso ao compartilhamento escancarado comumente praticado em nosso facebook diariamente. Mas acreditem, todo mundo por aqui atende a porta assim, vai no mercado assim, etc etc e etc. É a melhor coisa do mundo (obviamente pra quem é desapegado das aparências, não pra quem se preocupa com o fato do cabelo estar despenteado ou ter “muita gente suada” no mesmo espaço).

E que Nimb role bons dados para vocês!

(Vejam bem, pretendo continuar com essa sessão, se eu não conseguir, pau nos seus cus)

3 comentários sobre “Peculiaridades universitárias #1 – samba canção

Digaê

