Leite com pera e ovomaltino

Muito se reclamava do orkut (que tambem poderia ser dito como “muito reclamei do orkut”) quando houve a populaização de tal rede social. Uma espécie de protecionismo tosco em cima de algo que nunca foi propriedade de ninguém além do próprio Orkut. Com o facebook não foi diferente, através da máxima “os brasileiros invadiram o facebook” ou “volta pro orkut”.

Os tempos avançam e, conforme dito por Miranda Priestly em “O diabo veste prada”, o gosto e os trejeitos das elites se populariza até chegar as camadas mais baixas da população. Isso tomou maiores proporções quando o mercado fonográfico passou a usar isso para vender música com seus cantores topetudos e MCs cheios de ouro*.

gustavo

 

Assim, todos sabemos ser comum a visão de fotos de sushi, comida Australiana e outras comidas chiques desconhecidas (que só reconhecemos como tal pela porção diminuta e o prato invocado), a visão de fotos de férias na praia, fotos de festas cujo preço do ingresso deixaria minha república inteira bêbada ou quaisquer coisas do tipo. É um grande concurso pra saber quem tem a melhor vida.

Se, por um lado, usar o facebook pra compartilhar a felicidade com aqueles que nos são queridos é louvável, por outro lado, o compartilhamento compulsivo, principalmente pra quem não é tão chegado, é desinteressante, com leves toques de irritabilidade.

Sendo assim, todos aqueles que se importam menos com o rótulo e mais com sua capacidade embriagatória acabam por sentir uma necessidade inexplicável de transformar as redes sociais em algo que seja parecida com seu estilo de vida. Nessas horas nos é mostrado o incrível poder das redes sociais em conectar as mais diversas pessoas no mundo.

Pode ser quem vocês não saibam, mas há um mundo inteiro na internet que despreza a fitagem, a ostentação, despreza o pedantismo intelectual e todo o falso amor à poesia, quase um novo movimento de contracultura, desafiando os valores dessa sociedade jovem que coloca seu próprio status acima de tudo. É, talvez, a tradução mais próxima de fugere urbem que temos para a linguagem de hipertexto.

Pra descrever essa comunidade, é interessante citar O Tambler hetero, que apesar de ter postagens extremamente machistas e críticas rasas e mal fundamentadas ao movimento feminista, faz uma crítica apurada ao falso culto à beleza, às falsas habilidades de fotografia e toda a frescura que impera hoje no tumblr e no instagram.

tambler

 

Além de crítica a essa comunidade, também temos espaço para sentimentos sinceros que permeiam nossa vida cotidiana e por vezes passam despercebidos.

tambler2

 

Aprofundando nossas pesquisas, chegamos À gerência** (a junção de um a com um a craseado dá um a craseado também?). Além de usar templates de quadros de preços, onipresentes nas mercearias e botecos Brasil afora,

quadromercearia

 

A página utiliza de muitas sutilezas luingísticas intrincadas, e uma combinação perfeita de textos na imagem e legenda para, através da emulação de recados dados pela chefia (daí o à gerência), fazer um ode aos prazeres carnais e alcoólicos.

Como não estou tentando mais impressionar professoar de português nenhuma há alguns anos, traduzo pra linguagem de gente: Os cara fala de cachaça e putaria e os cara é foda mesmo.

De Veuve Cliquot é fácil, é mole, é lindo.  Quero ver ganhar a gata com uma dose de 51.

De Veuve Cliquot é fácil, é mole, é lindo.
Quero ver ganhar a gata com uma dose de 51.

Sempre duros, porém honestos.

Sempre duros, porém honestos.

E, a minha favorita, companheira de Tuscas e xavecos:

Passamos o rodo e afins

Passamos o rodo e afins

Passamos à próxima, uma página que muitas vezes dou graças a deus por não entender seu conteúdo por completo. Falo da Unidos contra o indie, que satiriza o mundo moderninho e blaséd do indie enquanto exalta os verdadeiros redutos da boa música brasileira, o pagode dos anos noventa e o funk.

uci

uci2

 

uci3

Por fim chegamos na motivação desse post, a página que sintetiza não só essa crítica à nova juventude como tambem todo um estilo de vida. Evidente que falo da famigerada Testes de macho, que através de seus testes (jura?) passa por cima de todo o modismo, frescura e atribulações de pessoas criados na base do leite com pera e ovomaltino.

Diferente da primeira página aqui citada, na qual só uma fração do conteúdo pode ser aproveitado, a página é extremamente consciente política e ideologicamente, o que nos traz uma combinação interessante de piadas de apoio à minorias desfavorecidas com comentários machistas, racistas e preconceituosos no box de comentários. Óbvio que todas as pessoas entram na página achando que lá encontrarão um reduto da “ditadura gay” onde suas opiniões políticas serão respaldadas, óbvio que isso não acontece e óbvio que o butthurt é imenso. Ao que parece, essa leva de fãs esquece dos testes de macho de gays

Homosexual

a) Ídolo mundial cantando em banda de rock: FREDDY MERCURY CANTANDO BREAKING THE LAW

b) Assumido, faz o que quer e foda-se: RESPEITADO NO JOGO DO BICHO

c) Não é por causa disso que vai deixar de ser AQUELE pai de família: SEMPRE VÊ O GLOBO REPÓRTER QUANDO O TEMA É “NOSSA EQUIPE FICA CARA A CARA COM A ONÇA”

d) Enrustido com casamento de fachada com mulher: REYNALDO GIANECCHINI

e) Goy: FAMOSO “E” DE EVARISTO

E dos testes de macho femininos

Vaidade:

a) Caga pra essa porra e não faz nada além de banho, xampú, desodorante e sabonete. Usa roupas do irmão sem cerimônia: REBECA GUSMÃO – GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA

b) Nunca fez unha nem sobrancelha, mas vezes muda o corte do cabelo: RATA DE ESTÁDIO, CAI NA PORRADA E BALANÇA BANDEIRÃO

c) Se arruma só quando tem que sair, mas de resto é sossegada: DONA MARIA MULHER DO TIOZÃO, GENTE BOA PRA CARALHO MAS FAZ QUESTÃO DE VER A NOVELA

d) Mais de 20 pares de salto e sandália, roupa sempre da moda e jamais vista fora de casa sem maquiagem: BRIGOU COM O NAMORADO PORQUE ELE ESQUECEU DO ANIVERSÁRIO DE 5 MESES (CHATA PRA CARALHO, CURTE COMÉDIA ROMÂNTICA)

e) Passa mais de 5h no salão, faz cabelo, unha, sobrancelha, escova de chocolate, só usa maquiagem importada e dá piti quando acha que não tem roupa pra sair (bota culpa da TPM e chora): SE FOR MAGRA, PARIS HILTON. SE FOR GORDA, GLÁUCIA

Evidente que esses caras são constantemente ridicularizados por todo público fiel da página.

Apesar desse ponto, é interessante notar que o criador perdeu o controle de sua própria criatura. A página começou numa comunidade do orkut para melhorar aqueles testes de macho básicos que recebíamos por corrente de e-mail. No início, tínhamos uma configuração que ia do A – Conan até E – fresco afetado, passando pelo C – homem moderno.

Parte na construção de uma casa:

a) Servente de pedreiro – SERVENTE DE PEDREIRO

b) Pedreiro – PEDREIRO

c) Engenheiro – ENGENHEIRO

d) Arquiteto – ARQUITETO

e) Designer – DESIGNER

Porém, com a evolução das piadas, o C moderno foi perdendo espaço para o agora eterno tiozão, aquele nosso pai/parente bigodudo especialista em churrasco, cheio de cabelo no peito e no suvaco, eterno maridão da dona Maria, que conheceu num show da banda Magníficos no Parque Central. Todos os letra A que sabiam ler também foram banidos e toda vez que o administrador da página tenta colocar algum ídolo do punk rock ou heavy metal na letra A, logo surgem comparações com jagunços, corisco, vela de libra ou personagens do tipo.

Em suma, é a melhor página do facebook atualmente.

Menção honrosa: Professor Gilmar:

Se você não sabe o porquê dele estar aqui, talvez você seja um dos grandes criticados de todas essas páginas.

E que Nimb role bons dados para vocês!

*Veja bem, esse que vos escreve não é desses que acha que funk de verdade era MC marcinho na década de 90 ou coisas do tipo. É, inclusive, um grande entusiasta no tema (e acredita que MC Nego do Borel e sua máxima “Quem nasceu pra ser cu nunca vai ser pica” é uma espécie de Levi Strauss da quebrada). Meu único problema com a ostentação é a incompatibilidade financeira e a preguiça para fornecer a mesma.

**Voltà gerência!

Digaê

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s